Testes de ovulação


Bom dia, Teimosinhas! 

Aconteceram umas surpresas esse mês passado (a melhor e a pior possíveis) e e eu acabei deixando o blog, que mal havia começado, de lado. Eu fico ansiosa, querendo pular o início e contar logo sobre os eventos mais recentes, mas, ao mesmo tempo, sei que tem um monte de gente que ainda está começando nessa caminhada rumo à maternidade e que pode ser beneficiada com esse meu relato mais detalhado. Então, vou tentar manter a ordem cronológica dos acontecimentos, conforme planejado.

No post anterior, eu contei sobre os primeiros 3 meses de tentativas infrutíferas e sobre a minha decisão de comprar testes de ovulação, para ter maior precisão sobre os dias férteis.



Como funciona o teste de ovulação? 


Pouco antes de acontecer a ovulação, ocorre no nosso corpo um pico do hormônio LH. O teste ajuda a detectar esse pico e, por consequência, os melhores dias para namorar.

O teste funciona da mesma maneira que os testes de gravidez: faz xixi em um potinho e introduz a paletinha de ovulação. Mas há duas diferenças bem importantes em relação ao teste de gravidez: 

1) Horário de realização do teste: a gente tá careca de saber que o ideal é fazer o teste de gravidez com a primeira urina do dia, que é a mais concentrada. Eu achava que o mesmo valia para os testes de ovulação (mas que burrrrra), mas não. É que o LH é sintetizado pela manhã, de forma que o melhor horário para colher o xixi é o final da tarde. Confesso que eu perdi um mês inteiro de "verificação" porque fazia com a primeira urina e a linha dava sempre muuuuuito clarinha, o que não indica positivo (e aqui entra a segunda diferença importante).

2) Coloração da linha de teste: no teste de gravidez, qualquer segunda linha que apareça indica positivo. No entanto, no teste de ovulação, a segunda linha pode aparecer o mês inteiro. Portanto, o teste só será positivo quando as duas linhas estiverem escuras (linha controle e linha teste). 


Onde comprar?

Quando eu resolvi comprar o testes de ovulação, 1 ano atrás, procurei nas farmácias da minha cidade e não encontrei. Ninguém nem sabia do que se tratava.
Resolvi, então, procurar no velho e bom Mercado Livre. Encontrei, comprei e recomendo os testes da marca americana ONE STEP. O valor foi 70 reais por 30 testes de ovulação (+frete). O link onde fiz a compra é este. Chegou no prazo e deu tudo certo, mas vale pesquisar outros e, quem sabe, conseguir um preço melhor:


Minha experiência

Usei os testes de ovulação durante 3 meses, cheia de esperanças. Quando chegava a ovulação, tentava esconder do marido, pra não deixar a relação muito mecânica, mas acho que ele percebia o meu insistente interesse rsrsrs.  Foram mais 3 meses de tentativa e nenhum positivo. Ao todo, 6 meses. Alguma coisa estava errada. Era hora de procurar um especialista em fertilidade, mas isso é assunto para o próximo post...

Beijos, Teimosinhas!



Update:

Mês passado, encontrei um Clear Blue Digital à venda na minha cidade. É caro. Quase 90 reais por 10 testes. E se você não tem o ciclo bem regularzinho, pode precisar fazer uns 4 ou 5, antes de conseguir o positivo. Mas o teste, por ser digital, faz com que a gente não precise ficar interpretando a intensidade da coloração da segunda linha: quando for positivo, aparece uma carinha sorridente. Eu ainda não usei, mas pretendo usar em breve e venho contar pra vocês.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Controle de ovulação e Coito Programado

Minha histerossalpingografia

ISCA ou ESCA