Controle de ovulação e Coito Programado




Boa tarde, teimosinhas!

No mesmo dia em que levei o resultado da histerossalpingografia para o médico, ele já me receitou o indutor. Vou passar todos os dados do meu tratamento para vocês, mas, de antemão, já faço o alerta: não tomem sem orientação médica! Também levem em consideração que esse é um relato da MINHA experiência e que outras pessoas podem ter diferentes efeitos colaterais.

O indutor que usei foi Serophene. O médico disse que ele deve ser iniciado entre o 2° e o 4° dia do ciclo (mas o ideal é já começar no 2°). Eram dois comprimidos ao dia - um pela manhã e um à noite - durante 5 dias.

O dia da consulta coincidiu com o 4° dia do ciclo e o médico pediu que eu iniciasse a medicação imediatamente. Yes!!! Também me entregou uma requisição para ultrassonografia seriada, para controle de ovulação, e sugeriu um radiologista especializado nesse tipo de exame.

Por que acompanhar com ultrassonografia? 
1) Porque você pode ter uma Síndrome da Hisperestimulação Ovariana (SHO) e MORRER! Quer argumento melhor? rsrs
2) O medicamento faz com que mais folículos cresçam e também com que cresçam mais rápido. É preciso controlar os tamanhos dos folículos para não correr o risco de eles passarem do tamanho, amadurecerem demais e se tornarem imprestáveis. Quando os primeiros folículos alcançarem o tamanho ideal, é preciso ministrar uma nova medicação, para liberar os óvulos contidos neles. 

Tomei os comprimidos e não senti nenhum efeito colateral. O 10° dia do ciclo caia num domingo, então só fui examinada na segunda (11°DC). O médico mediu 6 folículos, 3 de cada lado, com tamanhos que variavam de 18 a 23mm. O endométrio já estava com 9mm. O ultrassonografista disse que eu deveria ligar para o ginecologista, para que ele me orientasse sobre quando repetir o exame.

Saí de lá e liguei. Passei as medidas constantes no laudo e ouvi do doutor: "Você respondeu muito bem e muito rápido. Tome HOJE uma injeção de OVIDREL, tenha relações hoje, amanhã e depois, e retorne na quinta-feira para novo ultrassom".

Ovidrel é um medicamento que induz a maturação folicular e a luteinização (fase pós ovulação). Em simples palavras, faz com que os óvulos sejam liberados dos folículos. 

Por que usar Ovidrel?
Como explicado acima, se você for esperar o momento natural de ovulação do seu organismo (após o pico de LH), seus folículos podem passar o tamanho adequado e se tornarem inservíveis ou mesmo nem serem mais liberados e se tornarem cistos hemorrágicos. 
Isso aconteceu comigo no 3° mês de indução, quando eu não tomei Ovidrel. Já era 14°DC e eu ainda não havia ovulado. Só 2 folículos haviam crescido. Um estava com 24mm e o outro com 30mm. No 16° DC, enfim eu havia ovulado, mas somente o folículo menor foi liberado. O maior virou um cisto de 33mm.  

Obs.: Cuidado com os teste de gravidez pós-ovidrel! Nos primeiros dias, ele pode dar um resultado falso-positivo! 

Fui na farmácia e comprei o Ovidrel. Não é um medicamento barato (algo em torno de 300 reais). Um técnico de enfermagem, funcionário da farmácia, fez a aplicação. Na saída, ele disse: "quando esse menino nascer, traga ele aqui para eu dar um cheiro na cabeça dele". Saí muito feliz! Já me sentia um pouco mãe. Tinha certeza que daria certo. 

Cheguei em casa eufórica e disse ao meu esposo: "Amor, nós corremos o risco de ter sêxtuplos! Uma ninhada de bebês! Temos que namorar hoje, amanhã e depois!". Acho que essa minha notícia assim, de supetão, não ajudou muito na tranquilidade dele! rsrs

Os 3 dias seguintes foram bem difíceis. Nós não tínhamos clima nenhum. A relação foi mecânica, demorada, sofrida (para ambos)! Ele reclamava da minha insistência artificial a todo tempo, e eu reclamava da súbita falta de interesse dele. Estávamos nos estranhando, quase brigando. 

A quem está começando essa fase, minha sugestão é ter calma. Intensificar os treinos no período fértil é muito útil. Mas se não deu pra fazer nos dias planejados, não é o fim do mundo. Mês que vem, tem mais uma chance. Se seu marido está exausto, respeite. Se você está com sono, gripada ou, por qualquer razão, sem nenhuma vontade, respeite seu corpo. Não queira servir somente como depósito de esperma, porque você pode correr o risco de ficar sem bebê e sem marido. E eu demorei alguns meses para entender isso.   

Continuando o relato, dias depois, retornei para novo ultrassom. Havia 4 folículos rotos. 4 óvulos haviam sido liberados. Eram 4 chances lançadas. Nova medida de endométrio, novo laudo, nova ligação para o gineco: "Ótimo! A partir de hoje, você vai usar Utrogestan. Um óvulo pela manhã e um óvulo à noite".

Para que serve o Utrogestan?
Para suplementar a progesterona, ajudando a espessar o endométrio, e colaborando para o sucesso do processo de nidação do eventual embrião. Não sei se é necessário para todas as mulheres ou se somente para as que têm deficiência de progesterona. Mas meu médico me passou e eu usei.

Chegou o dia D e nada da menstruação. Teste de farmácia negativo. Li que o Utrogestan pode atrasar a menstruação, mas ainda tive esperança. Fiz um teste de laboratório: o resultado negativo era oficial.  

Esse processo foi repetido outras vezes. Ao todo, foram 5 meses de indução e nenhum positivo.

Os resultados das estimulações foram:
1° ciclo: 4 folículos rotos
2° ciclo: 3 folículos rotos
3° ciclo: 1 folículo roto e um cisto hemorrágico (não tomei Ovidrel)
4° ciclo: 2 folículos rotos 
5° ciclo: 3 folículos rotos

Ao final do 5 ciclos de indução e coito programado, o médico nos diagnosticou e partimos para uma nova fase do tratamento.

Conto tudo no próximo post!

Beijos, teimosinhas! 

Update: ao longo dos 5 meses de serophene + ovidrel + utrogestan, eu não engordei, não fiquei inchada, não tive absolutamente NENHUM efeito colateral. Eu estive muito irritada e emotiva, mas acho que era mais em decorrência da ansiedade que da medicação. 

Sei que cada organismo reage de uma maneira diferente e que algumas pessoas têm mais tendência a engordar e a reter líquido, mas também sei que muitas usam os hormônios como desculpa para enfiar o pé na jaca. Descontam a ansiedade na comida e depois culpam os remédios. Hormônio não engorda. O que engorda é comida!

Alimentem-se bem e façam exercícios físicos. Isso fará bem para o seu corpo, para sua mente, e ajudará duplamente na sua fertilidade.

Beijos!    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Minha histerossalpingografia

ISCA ou ESCA